sábado, maio 26, 2007

PORQUE A GENTE CHORA????

As causas "emocionais" para o choro são várias: para aliviar tensões e desabafar, porque somos empáticos, por compaixão, quando sentimos dor, para chamar a atenção e até mesmo por felicidade. Mas o certo é que não se conhecem exatamente as causas pelas quais o chorar desempenha esta função. Suspeita-se que se trate de um modelo aprendido, isto é, quando as circunstâncias que envolvem este modelo se repetem, o cérebro enviaria a ordem para chorar e o mecanismo se ativaria. De fato, o homem parece ser o único animal que chora quando se emociona. Isto tem dado margem para que alguns cientistas classifiquem as lágrimas em "causadas por irritação" e "emocionais", ainda que sua produção e composição sigam o mesmo mecanismo fisiológico, e elas sejam distintas apenas por suas causas. Cabe dizer também que algumas emoções, como o riso muito forte, podem fazer com que fechemos os olhos pressionando-os, o que provoca a liberação de lágrimas. Esta, portanto, não seria uma ordem direta do cérebro. O que se sabe com segurança é que as lágrimas cumprem a importante função fisiológica de proteger os olhos. Nossas lágrimas atuam como lubrificantes, evitando que o globo ocular se resseque, como anti-séptico - já que o sal que contêm é um ótimo desinfetante - e também ajudam a retirar qualquer tipo de impureza que possa vir a se instalar em nossos olhos. Este funcional sistema lacrimal é composto pelas glândulas lacrimais (que produzem o fluído da lágrima) e condutores excretores lacrimais (que segregam as lágrimas cada vez que fechamos os olhos).

"Realmente choramos quando estamos tristes ou alegres demais...e de uma semana pra ca isso tem acontecido comigo....feliz ate demais, mais por um lado triste....feliz de estar revendo pessoas que ha 3 anos nao via, pessoas que amo e que me amam, pessoas que fazem parte da minha vida (minhas irmas, meus pais, meu sobrinho, meus avos...)e triste por estar longe de pessoas que tambem fazem parte da minha vida, e que nesses 3 anos tem sido meu tudo! Meu namorado Ale....sinto muito a sua falta...e logo logo estaremos juntos de novo....meu irma, minha cunhada Isa, minha sobrinha, meus amigos da "familia canadense"e assim vai.....mais uma vez vou chorar por estar longe da minha familia e por estar perto do Ale, etc......rs A vida eh essa!!!!!" Beijos Sa

Nenhum comentário: