terça-feira, março 25, 2008

CICLISMO INDOOR...SPINNING...RPM...CYCLEFIT



Independente do nome usado ou da metodologia adotada para este tipo de aula, a verdade é que as famosas aulas de “Bike” são as mais populares nas academias, atraindo pessoas de todas as idades, ambos os sexos, crenças religiosas ou time de futebol.

Criada há exatamente duas décadas atrás, pelo ciclista John Goldberg, com o intuito de simular um percurso de rua, e permitir que se pudesse manter o treino mesmo em dias de mau tempo, as aulas de Ciclismo Indoor provocam a melhora da aptidão física e um considerável aumento da capacidade cardiovascular (e conseqüentemente, a redução da gordura corporal – OBA!).

As aulas acontecem em bicicletas estacionárias especialmente fabricadas para esta modalidade, e que diferem em alguns aspectos das bicicletas ergométricas comuns. A principal diferença está no fato da roda tender a se perpetuar em movimento junto com os pedais, enquanto a força cinética existente nela não ser totalmente transformada em calor e, em pequena escala, em energia sonora. As bicicletas são totalmente ajustáveis, a fim de permitir uma postura similar à obtida em bicicletas de estrada ou mountain bikes. Apresentam, ainda, um controle de carga, com o intuito de aumentar ou diminuir a resistência da pedalada, de acordo com o objetivo a ser atingido em cada momento da aula.

Dentre os benefícios das aulas de Bike, podemos destacar:

  • Ganhos na resistência e na força

A maioria dos músculos existentes nas pernas e quadril é solicitada durante as fases do ciclo do pedal. Os braços, os músculos abdominais e a musculatura inferior das costas são ativados através de uma variedade de posturas executadas durante a aula.

  • Aumento da densidade óssea

Um fator chave no estímulo para aumento da densidade óssea é a prática de atividades mais intensas do que as do seu dia a dia. As aulas nas bicicletas estacionárias constituem um método efetivo para o aumento da densidade óssea, além dos demais benefícios relacionados à prática de exercícios aeróbicos regulares.

  • Anti-Stress Ortopédico

Envolvem alongamentos posturais entre as músicas para permitir uma recuperação muscular ativa e dos sistemas energéticos e também para reverter as posturas flexionadas do ciclismo, contrabalançar o stress ortopédico do ciclismo. As zonas alvo incluem os extensores do pescoço, rombóides, peitorais, ombros e região lombar.

  • Emagrecimento

As aulas de Bike são, uma das várias formas de treinamento aeróbico, e, assim sendo, libera energia para a produção de ATP graças à desintegração de carboidratos e gorduras, aumentando a capacidade de mobilização, transporte e oxidação da gordura por parte dos músculos, provocando o emagrecimento, e mantendo o organismo ativo por um período mais longo.

  • Benefícios psicológicos :
  • Sim!! Por mais genérico e óbvio que possa parecer, é bom ressaltar que o exercício regular, independente da modalidade, tem a possibilidade de modificar favoravelmente o estado psicológico de homens e mulheres, reduzindo a depressão, o neuroticismo e, inclusive, atuando como coadjuvante do tratamento profissional da depressão grave. Além de provocar melhora no humor, auto-estima, auto-imagem e redução nos vários índices de stress .
  • Então, meninas (e meninos), pra quem quer emagrecer, melhorar a capacidade cardiovascular ou pra quem simplesmente quer se desligar das preocupações rotineiras do dia a dia, vale experimentar uma aulinha nas bicicletas, independente do nome mirabolante e “bonitinho” que a sua academia adota para essa modalidade.
Eu estou fazendo...toda terca e quinta com certeza, e quando estou muito animada faco todos os dias....me sinto muito bem! o unico problema eh que nao estou tendo uma alimentacao balanceada, tipo uma dieta...como de tudo, por isso acho que nao emagreci muito...mais tambem nao engordei...em 2 meses fazendo spinning a balanca esta apenas 2 kg mais leve! Mais ta bom...nao posso reclamar! Vou continuar pedalando....pq alem de emagrecer...faz muito bem pra saude!!!! Beijos Sa

6 comentários:

Simone Gutierrez disse...

amo vc,,,mais que o infinito.
Bj gde
Si

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Simone Gutierrez disse...

quando que vc vai atualizar esse blog heim????
Te amooooooooooooooooo
Bjssss

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tenho uma tese de que todo o exercício físico (caminhada, ciclismo, natação, etc...) influenciam diretamente na produção do “hormônio da felicidade”, este de certa forma faz com que o ser humano sinta-se psicologicamente bem consigo mesmo,o deixando livre de problemas psicológicos.
Acredito que qualquer modalidade de esporte poderá ser usada como tratamento para tasi problemas.
Grande abraço.