quinta-feira, fevereiro 28, 2008

CASA LOMA


Casa Loma (literalmente House on the Hill) foi a antiga residência do financista Sir Henry Mill Pellatt e, atualmente, é uma atração turística da cidade de Toronto, província de Ontário, Canadá. A mansão tem aparência de um castelo europeu. Era a maior residência, pelo menos até 1914, da América do Norte. Entretanto, a casa nunca foi terminada, pois primeiro, Sir Henry perdeu seu monopólio de energia em favor do poder público, depois decidiu investir em terras, mas a maioria dos canadenses só investia em títulos de guerra e não em residências. A economia sofreu uma grande depressão pós-guerra e todas as suas ações perderam valor. Em 1923, Henry estava em desespero, o Banco da Casa que garantia a maioria dos seus empréstimos quebrou. Ele devia ao banco em torno de 1,7 milhões de dólares canadenses, um valor estimado de 20 milhões de dólares canadenses hoje. Todos os seus bens foram confiscados, incluindo o castelo e todos os seus objetos, causando a ruína de Pellatt.


O castelo do lado de fora

A sala de Carvalho: O revestimento da parede em carvalho frances levou tres anos para ser esculpido. Esta era a sala de visitas de Sir. Henry.




Quarto de lazer de Lady Pellat: Tudo em rosa




Banheiro de Sir. Henry: O chuveiro foi estruturado para cercar completamente o corpo com spray, sendo manipulado por 6 valvulas que controlavam 3 niveis de tubulacao.




O estabulo: As cocheiras foram construidas em mogno enquanto que o piso foi coberto com ceramica espanhola. Para chegar ate o estabulo, temos que andar MUITO por um tunel, que se extende por 250 metros, e 5 metros debaixo do solo...passando por esse tunel, tem os fornos que eles colocavam em torno de 800 toneladas de carvao por ano pra poder aquecer o castelo todo!












História

Em 1903, Henry e Mary Pellatt começaram o planejamento da construção do estábulo, do jardim de inverno e de sua primeira residência, uma cabana do lado oposto ao futuro castelo. Em 1909, Sir Henry Pellatt comissionou o arquiteto canadense E. J. Lennox para projetar Casa Loma, começaram então a esboçar os primeiros planos de seu sonho, um grande castelo medieval, e a construção iniciou-se em 1911, começando com os estábulos a pouca distância do castelo. O terreno já havia sido batizado de Casa Loma, o nome em espanhol é traduzido como "casa do topo da colina". Os estábulos foram usados como um lugar de construção para o castelo, e um pouco da maquinaria ainda continua nos quartos debaixo dos estábulos. A mansão custou na época, aproximadamente 3,5 milhões de dólares canadenses, aproximadamente 100 milhões em valores de hoje. Do começo ao fim, 300 trabalhadores construíram por três anos a Casa Loma. Aos ser completada em 1914, possuia 98 quartos e uma área edificada de 17.000 , tornando-se assim a maior residência privada no Canadá. Dentre as comodidades notáveis, estava um elevador, um forno grande o bastante para cozinhar um boi, duas passagens verticais para órgãos, duas passagens secretas no andar de ofício de Sir Henry e canchas de jogo de boliche. Muitos dos quartos foram deixados inacabados e, nos dias de hoje, servem como uma pequeno museu para o regimento de milícia Queen's Own Rifles, do qual Pellatt era um Coronel Honorário. Durante a Grande Depressão, Toronto aumentou os impostos de propriedade anuais sobre Casa Loma de $400 para $1,200 dólares, e Pellatt - experimentando dificuldades financeiras e testemunhando sua falência - foi forçado a leiloar obras de arte e mobílias avaliadas em $1,5 milhão, mas só conseguiu $250 mil dólares. Sir Henry viveu em Casa Loma por dez anos, partindo em 1923, e por pouco tempo fez o castelo funcionar como um hotel de luxo. Durante os fins dos anos 20, Casa Loma também foi um popular clube noturno. Em 1933, a municipalidade de Toronto confiscou a mansão por causa de uma dívida de 27 mil dólares. Em 1937, a mansão foi aberta ao público em geral, constituindo-se, até à atualidade, em uma atração turística da cidade.





Nenhum comentário: